Tal qual o ar que respiramos, sei que Deus existe, ainda que não possa vê-lo... Sim, Jacque, eu ainda te amo! Por favor, me perdoa...

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Aranha de Jardim

     Esta aranha é, aparentemente, um macho de Lycosa erythrognatha. Ela é muito comum no Brasil, mesmo em áreas urbanas. Seu veneno não é lá muito perigoso, mas pode causar dor local semelhante a uma queimadura com vermelhidão e muito raramente necrose da pele. Devido à frequência dos acidentes, é considerada uma espécie de importância médica. Seja como for, não há motivos para se matar um animalzinho desses, até por que é um animal benéfico, que se alimenta de criaturas nocivas, como moscas, mosquitos e baratas. Algumas referências na internet a chamam de tarântula de jardim, porém, o BugGuide parece considerar um grande erro chamá-las de tarântulas, pois estão separadas na infraordem. Outros nomes comuns são aranha-lobo e aranha-de-grama.
    Este indivíduo da foto eu encontrei no alto, entre a parede e o teto (primeirra foto). Na tentativa de capturá-la, ela desceu e conseguiu entrar na máquina de lavar roupas fechada, onde foi fácil capturá-la e devolvê-la à natureza.

ps.: Se você curte este assunto, não deixe de visitar o meu projeto: Insetologia - Identificação de Insetos.

Nenhum comentário: