Tal qual o ar que respiramos, sei que Deus existe, ainda que não possa vê-lo... Sim, Jacque, eu ainda te amo! Por favor, me perdoa...

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Mariposa-coruja

     Esta mariposa com aparência de borboleta é um macho de Thysania zenobia. De acordo com Butterflies And Moths Of north America, é possível distinguir o macho da fêmea por esta listra horizontal que vai de um extremo ao outro das assas superiores. A espécie tem entre 10 e 15 cm de uma extremidade da asa à outra. A julgar pelo tamanho da minha mão, este carinha da foto tem 11,5 cm.
     Como as referências sobre insetos em páginas nacionais são risivelmente escassas, não encontrei uma só referência com nome popular, por isso mais uma vez traduzo o nome popular do inglês: Mariposa-coruja (owl-moth) ou mariposa-corujinha (owlet-moth), nada tendo a ver com mariposas olhos-de-coruja.
     Em What'sThatBug, é nítida a diferença percentual entre machos e fêmeas, uma vez que meu exemplar é o único macho do site. Por não ser uma espécie tão comum, e serem os machos ainda mais raros, eu sou sortudo por tê-lo encontrado. Ele estava no banheiro de um parque público, lugar onde sempre encontro mariposas grandonas.
    À este mesmo gênero (o primeiro nome do nome científico, escrito com letra maiúscula), pertence a maior mariposa das Américas (em termos de envergadura de asas, a maior do mundo), a Thysania agrippina, conhecida popularmente por mariposa-imperador (ou bruxa-branca, do white-witch, em inglês) e que segundo RankBrasil (desconsiderem a imagem maior, por favor!) é também detentora do olfato mais aguçado da natureza!

ps.: Se você curte este assunto, não deixe de visitar o meu projeto: Insetologia - Identificação de Insetos.

Nenhum comentário: