Tal qual o ar que respiramos, sei que Deus existe, ainda que não possa vê-lo...

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Reflexão

Políticos ROUBAM! Políticos EXPLORAM! Políticos são CORRUPTOS!
Grandes são essas verdades, mas nada que uma criança não saiba. A verdade é que considerar estes fatos, como a grande causa dos males da sociedade, só faz desviar o foco da verdadeira questão. Ainda que o ser humano mais honesto e bem intencionado seja eleito, a questão é que enquanto não houver uma mudança profunda nas bases e na estrutura da organização social, ou seja, enquanto for um o que produz, e outro o que administra os bens produzidos, por consequência lógica, sempre viveremos na mesma desordem secular, onde quem tem, tem cada vez mais, às custas de quem nada tem.
E enquanto a grande maioria entender que essa é a melhor forma de "organizar-se", seja por medo, preguiça de pensar e de agir, por permitir que outros pensem por si, ou por qualquer outro motivo que seja, toda a tentativa de se fazer um mundo melhor será calada e reprimida.
E nesses últimos momentos dos oito anos de reinado do Lula, penso que uma boa lição pode ser tirada. A lição de que realmente, não é necessário muito estudo para fazer a mesma merda que todos os outros sempre fizeram.
Por quê?! Após séculos e séculos de decepções, este povo continua a acreditar que o próximo líder fará a diferença? Até quando?! Sei que já usei essas mesmas palavras, mas é o momento para repetí-las: "A erva daninha precisa ser cortada pela raíz: podá-la só a deixará ainda mais forte!" E hoje acrescento que essa força é meramente psicológica, ela se encontra na mente do povo. Se todos um dia, se revoltassem contra ele, o todo-poderoso Estado, nem se quer se faria necessário o conflito. Contra quem? Onde arranjariam soldados para a luta? Onde arranjariam cadeias para nos prender?

"Unamo-nos escravos da política
na justa aspiração da liberdade,
pois temos que exercer severa crítica
contra a desordem secular da sociedade"

Nenhum comentário:

Postar um comentário