Esta mariposa é uma Dysschemia sacrifica, uma das muitas espécies da subfamília Arctiinae (ou família Arctiidae), conhecidas por mariposa tigre, em tradução literal do inglês Tiger-moth. Não confundí-la com Danaus chrysippus, de nome popular homônimo, mas que nem mariposa vem a ser, pois se trata de uma borboleta.
Esta espécie é extremamente tóxica para qualquer animal que se atrever a saboreá-la. Não sei quanto à espécie em questão, mas muitas mariposas desta mesma tribo usam frequências ultrassônicas capazes de confundir os morcegos ou avisá-los de sua periculosidade. Sorte deles!
80% dos indivíduos desta espécie são machos, e há dismorfismo sexual. As fêmas são maiores e suas asas de baixo são mais escuras que as dos machos.
Esta mariposa estava na parede de casa no momento da foto. Obrigado pela visita, volte sempre!
ps.: Se você curte este assunto, não deixe de visitar o meu projeto: Insetologia - Identificação de Insetos.
Oi César! Adorei o blog. Eu sou fã de insetos, gosto de fotografá-los e identificá-los (principalmente besouros), mas como não sou especialista acabo ficando "perdida". Seu blog me ajudou muito (duas espécies de mariposa que eu não consegui identificar a espécie eu encontrei aqui^^! Obrigada!
ResponderExcluirBeleza, Tami. Mas "Aqui" seria no Insetologia, né?
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirAcabo de avistar uma dessas mariposas aqui em meu apartamento moro no sétimo andar estou admirada pela beleza da geometria dela e pela altura que ela sobrevôo.
Tem um cachorrinho e ele adora tentar pegar insetos já foi picado até por uma abelha europa.
Antes que aconteça um acidente tratei de removê-la.
Fiz certo???
O cão provavelmente vomitaria se tentasse comê-la ou ainda mais fácil, não engoliria por ser ruim. Se há chance dele abatê-la, fez certo por salvar a mariposa.
Excluir