Tal qual o ar que respiramos, sei que Deus existe, ainda que não possa vê-lo...

quarta-feira, 7 de março de 2012

Mariposa Tigre

     Esta mariposa é uma Dysschemia sacrifica,  uma das muitas espécies da tribo Arctiinae (ou Arctiidae), conhecidas por mariposa tigre, em tradução literal do inglês Tiger-moth. Não confundí-la com Danaus chrysippus, de nome popular homônimo, mas que nem mariposa vem a ser, pois se trata de uma borboleta.
     Esta espécie é extremamente tóxica para qualquer animal que se atrever a saboreá-la. Não sei quanto à espécie em questão, mas muitas mariposas desta mesma tribo usam frequências ultrassônicas capazes de confundir os morcegos ou avisá-los de sua periculosidade. Sorte deles!
     80% dos indivíduos desta espécie são machos, e há dismorfismo sexual. As fêmas são maiores e suas asas de baixo são mais escuras que as dos machos.
     Esta mariposa estava na parede de casa no momento da foto. Obrigado pela visita, volte sempre!

ps.: Se você curte este assunto, não deixe de visitar o meu projeto: Insetologia - Identificação de Insetos.

2 comentários:

  1. Oi César! Adorei o blog. Eu sou fã de insetos, gosto de fotografá-los e identificá-los (principalmente besouros), mas como não sou especialista acabo ficando "perdida". Seu blog me ajudou muito (duas espécies de mariposa que eu não consegui identificar a espécie eu encontrei aqui^^! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Beleza, Tami. Mas "Aqui" seria no Insetologia, né?

    ResponderExcluir