Tal qual o ar que respiramos, sei que Deus existe, ainda que não possa vê-lo...

quarta-feira, 7 de março de 2012

Mariposa Tigre

     Esta mariposa é uma Dysschemia sacrifica,  uma das muitas espécies da subfamília Arctiinae (ou família Arctiidae), conhecidas por mariposa tigre, em tradução literal do inglês Tiger-moth. Não confundí-la com Danaus chrysippus, de nome popular homônimo, mas que nem mariposa vem a ser, pois se trata de uma borboleta.
     Esta espécie é extremamente tóxica para qualquer animal que se atrever a saboreá-la. Não sei quanto à espécie em questão, mas muitas mariposas desta mesma tribo usam frequências ultrassônicas capazes de confundir os morcegos ou avisá-los de sua periculosidade. Sorte deles!
     80% dos indivíduos desta espécie são machos, e há dismorfismo sexual. As fêmas são maiores e suas asas de baixo são mais escuras que as dos machos.
     Esta mariposa estava na parede de casa no momento da foto. Obrigado pela visita, volte sempre!

ps.: Se você curte este assunto, não deixe de visitar o meu projeto: Insetologia - Identificação de Insetos.

4 comentários:

  1. Oi César! Adorei o blog. Eu sou fã de insetos, gosto de fotografá-los e identificá-los (principalmente besouros), mas como não sou especialista acabo ficando "perdida". Seu blog me ajudou muito (duas espécies de mariposa que eu não consegui identificar a espécie eu encontrei aqui^^! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Beleza, Tami. Mas "Aqui" seria no Insetologia, né?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Acabo de avistar uma dessas mariposas aqui em meu apartamento moro no sétimo andar estou admirada pela beleza da geometria dela e pela altura que ela sobrevôo.
    Tem um cachorrinho e ele adora tentar pegar insetos já foi picado até por uma abelha europa.
    Antes que aconteça um acidente tratei de removê-la.
    Fiz certo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cão provavelmente vomitaria se tentasse comê-la ou ainda mais fácil, não engoliria por ser ruim. Se há chance dele abatê-la, fez certo por salvar a mariposa.

      Excluir